O ciclone Mocha deixou pelo menos 60 mortos ao passar pelo Estado de Rakhine, no oeste de Mianmar, afirmaram autoridades locais, no momento em que a população tenta reconstruir suas casas e aguarda a chegada de ajuda.
O evento climático extremo atingiu a costa no domingo (14), com ventos de até 195 km/h, derrubando postes de energia elétrica e destruindo casas e barcos de pesca.
— Haverá mais mortes porque mais de cem pessoas estão desaparecidas — declarou Karlo, um líder local da cidade de Bu Ma.
Nas proximidades, Aa Bul Hu Son, um homem de 66 anos, rezava no túmulo de sua filha, cujo corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (16).
— Eu não estava bem de saúde antes do ciclone, então demoramos muito para seguir até outro lugar. Enquanto pensávamos em sair, as ondas chegaram rapidamente e nos levaram embora — contou.
O homem disse que encontrou o corpo de sua filha no lago da cidade e a enterrou logo depois.
— Não tenho palavras para expressar minha perda — lamentou.
Outros moradores percorreram a costa em busca de seus familiares, arrastados pela tempestade que acompanhou o ciclone. O ciclone Mocha é o mais poderoso a atingir esta área em uma década.