Um ataque a tiros contra um grupo de pilotos amadores de rally no México, em Ensenada, na fronteira com os Estados Unidos, deixou 10 mortos e nove feridos. O massacre aconteceu na tarde de sábado (20). No momento da chacina, os pilotos participavam de uma corrida de aventura e estavam parados no acostamento de uma estrada. Um grupo de criminosos armados chegou ao local em uma caminhonete, portando armas longas, e abriu fogo contra as vítimas.
Alguns feridos foram atendidos por paramédicos da Cruz Vermelha local, e depois transferidos para hospitais no centro de Ensenada, município de cerca de 440 mil habitantes. Informações sobre o ataque foram repassadas pelo governo de Ensenada por meio de uma nota. Não foram divulgadas até o momento atualizações sobre o estado de saúde dos feridos. Os nomes das vítimas também não foram informados pelo governo.
O Ministério Público da Baixa Califórnia — Estado ao qual pertence Ensenada, bastante afetado pela violência do narcotráfico — anunciou após o crime a formação de um "grupo especial de investigação" para identificar os assassinos e determinar os motivos do ataque.
O prefeito de Ensenada afirmou que houve reforço no policiamento na região, após a chacina. Por meio de nota, Armando Ayala garantiu que está em permanente contato com a Procuradoria-Geral do Estado, assim como com as corporações federais dos três níveis de governo.
Histórico de violência
Baixa Califórnia é um dos Estados com maior número de homicídios no México. A maioria é atribuída pelo governo à disputa entre grupos ligados ao narcotráfico pelo crime organizado. Entre janeiro e abril, foram registrados 721 assassinatos no Estado, segundo dados oficiais. Esse e outros cinco Estados concentram 47,3% do total de homicídios registrados no país no mesmo período (9.912 casos).
Esse não é o único caso de ataque a tiros registrado em competições esportivas no México. Em 15 de maio, seis pessoas morreram, incluindo três menores de idade, durante um ataque contra torcedores de uma partida de futebol na cidade de Pachuca, no estado central de Hidalgo.
A Baixa Califórnia, onde ocorreu o ataque desse sábado, é sede de corridas de veículos 4x4 com a participação de pilotos de todo o mundo devido aos seus terrenos desérticos. Uma das corridas mais famosas é a chamada "Baja 1000", na qual competem carros, motos e quadriciclos.