O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, chegou nesta quarta-feira (5) à Polônia para sua primeira visita oficial ao país, um dos aliados mais importantes de Kiev na defesa contra a invasão russa.
— O presidente atravessou a fronteira. Está em território polonês — afirmou ao canal TVN24 o conselheiro do governo de Varsóvia, Marcin Przydacz.
O programa detalhado da visita de um dia não foi revelado, exceto uma cerimônia oficial de boas-vindas diante do palácio presidencial, um encontro público na área do castelo real e uma entrevista coletiva dos dois chefes de Estado.
O porta-voz do presidente ucraniano, Sergei Nykyforov, disse que a visita de Zelensky e da esposa "inclui conversas com o presidente polonês, Andrzej Duda, o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, e a assinatura de documentos bilaterais".
A Polônia é um país de escala para autoridades internacionais que viajam de trem à Ucrânia.
— A defesa é um tema-chave da visita, com certeza. Vamos falar sobre defesa, economia, tráfego transfronteiriço, incluindo as conexões ferroviárias, e a ampliação das possibilidades de atravessar as fronteiras — destacou o porta-voz ucraniano.
A Polônia, país membro da União Europeia, da Otan e vizinho da Ucrânia, é um importante centro logístico para o envio de ajuda militar e humanitária das potências ocidentais.
O governo de Varsóvia anunciou na segunda-feira que entregou a Kiev os primeiros caças MiG-29 prometidos, pouco depois da Eslováquia.
A Polônia também entregou 14 veículos de combate Leopard 2A4 à Ucrânia em fevereiro e março, assim como outros equipamentos.