A polícia do Estado do Novo México, no sul dos Estados Unidos, divulgou imagens na sexta-feira (14) mostrando agentes matando um homem a tiros durante uma operação em endereço errado. O Departamento policial da localidade de Farmington, liberou as capturas das câmeras corporais e áudio das autoridades do serviço, envolvidos no caso, ocorrido em 5 de abril.
Nesse dia, os três policiais responderam a um chamado, mas bateram na porta errada. Na ocasião, eles estavam respondendo a uma ocorrência sobre violência doméstica no número 5308, da avenida Valley View, mas as imagens mostram-nos chegando a uma casa identificada como 5305.
O chefe do departamento, Steve Hebbe, ordenou a divulgação das imagens sob a lei estadual "e pelo desejo de ser aberto e transparente com a comunidade de Farmington, o público em geral e a imprensa", de acordo com um comunicado. Esses registros mostram os agentes batendo várias vezes na porta e se identificando como tal. Na sequência, solicitam a confirmação do endereço da chamada e discutem entre si, se estavam na casa certa.
Momentos depois, um homem abre a porta e aponta uma arma de fogo para os policiais antes que eles saquem e imediatamente disparem suas armas. A vítima, Robert Dotson, morreu imediatamente no local, disse a polícia. Na sequência, cerca de um minuto depois, uma mulher identificada como a esposa de Dotson aparece na porta, e mais tiros são disparados. Segundo os policiais, ela também atirou contra eles com uma arma.
O Departamento disse que os nomes dos três policiais envolvidos, que foram retirados das imagens e do áudio, não puderam ser divulgados devido à investigação em curso.
Não está claro por que os policiais, que estão de licença remunerada durante a investigação, foram para o endereço errado, disseram as autoridades.