Moradores de uma grande região dos Estados Unidos corriam neste domingo (2), para avaliar os estragos de uma violenta tempestade, que gerou dezenas de tornados no sul e no meio-oeste do país, deixando ao menos 32 mortos, conforme as mais recentes atualizações. O presidente norte-americano, Joe Biden, disse que o estrago total ainda era avaliado, mas lamentou as mortes, em comunicado.
Mais cedo, Biden declarou amplas áreas atingidas como zonas de grande desastre, liberando recursos federais e financeiros para a ajuda à recuperação. Mais de 650 mil moradias nos Estados de Ohio, Pensilvânia, Tennessee, Kentucky e Virgínia Ocidental ficaram sem energia no sábado (1º), em decorrência das tempestades, segundo o site Poweoutage.
A governadora do Arkansas, Sarah Sanders, onde ao menos cinco pessoas haviam morrido, decretou estado de emergência e ativou o uso da Guarda Nacional. Foram reportadas mortes também no Alabama e no Mississippi.
Tempestades destruidoras
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu um alerta de tornado e fortes tempestades no nordeste do país, principalmente em Ohio. No Estado de Illinois, centro-leste dos Estados Unidos, o fenômeno também provocou estragos.
Na noite de sexta, o desastre atingiu a cidade de Belvidere, o que culminou no desabamento do telhado e de parte da fachada do Teatro Apollo, durante um show de uma banda de heavy metal. O chefe dos bombeiros do local, Shawn Schadle, confirmou uma pessoa morta e 28 feridas no desastre, cinco delas com lesões graves.
Cenas de devastação foram deixadas no caminho do tornado no Tennessee, onde ele torceu árvores e destruiu casas.
— Eu podia sentir a casa inteira tremendo — disse Janice Pieterick, cuja casa viu portas e janelas de vidro explodirem quando o tornado atravessou o condado de Lewis.
Os tornados são comuns nos Estados Unidos, especialmente no centro e no sul do país. Há uma semana, um tornado atingiu o Mississipi, matando 25 pessoas e causando grandes danos materiais. Em dezembro de 2021, cerca de 80 pessoas foram mortas por tornados no Kentucky.