As Filipinas anunciaram nesta segunda-feira (3) a localização de quatro bases adicionais que serão colocadas à disposição das tropas dos Estados Unidos, incluindo uma perto da área disputada do mar da China Meridional e outra localizada a 400 quilômetros de Taiwan.
As quatro instalações são consideradas "adequadas e mutuamente benéficas", disse o escritório de comunicações presidencial em nota.
Em fevereiro, esses dois países aliados concordaram em expandir a cooperação em "áreas estratégicas" em meio ao endurecimento da retórica da China sobre a ilha de Taiwan e à construção de bases de Pequim no mar da China Meridional.
O Acordo de Cooperação de Defesa Aprimorada (EDCA) de 2014 deu às forças dos Estados Unidos acesso a cinco bases filipinas e depois foi expandido para nove, mas até agora a localização das novas instalações não havia sido divulgada devido a consultas do governo com as autoridades locais.
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, aprovou três dos locais a serem instalados no norte do país, incluindo uma base naval a cerca de 400 quilômetros de Taiwan.
Outro local será no sul da Ilha de Balabac, perto do mar da China Meridional.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou que os locais anunciados pela presidência eram quatro novas bases do EDCA.
O departamento também anunciou em nota que aumentaria a dotação de "82 milhões de dólares (em torno de R$ 416,5 milhões nos valores atuais) [...] para investimento em infraestruturas das bases do EDCA já existentes", mas não especificou quanto.
* AFP