A Armada Nacional da Colômbia, ramo naval das forças militares do país, comunicou em seu site oficial e nas redes sociais, neste domingo (12), que encontrou um submarino "fantasma", à deriva nas águas do Oceano Pacífico. No interior do veículo naval, foram encontrados dois cadáveres e duas pessoas ainda vivas, mas em estado de saúde delicado.
Os sobreviventes foram resgatados, receberam atendimento médico no local e foram transferidos, de navio, para um hospital. De acordo com os envolvidos na operação de resgate, vazaram gases tóxicos do combustível do submarino, que acabaram contaminando o ambiente. Essa pode ter sido a causa da morte e do frágil estado de saúde dos sobreviventes.
Os militares também encontraram no interior do submarino um carregamento de 2,643 toneladas de cloridrato de cocaína. Essa carga poderia gerar mais de seis milhões de papelotes de cocaína.
Segundo a marinha, a droga tinha como destino a América Central e estaria avaliada em US$ 87 milhões (R$ 455 milhões), tomando como referência valores de venda no mercado ilegal.
O carregamento de drogas e os cadáveres foram transportados até o porto e foram apreendidos pelas autoridades que ficaram responsáveis pelo caso.
Conforme relato dos militares colombianos, o submarino mede cerca de 15 metros de comprimento e 2,5 metros de largura e quando foi avistado estava sofrendo com a entrada de água em seu interior.