O governo da China afirmou nesta quinta-feira (9) que rejeitou uma ligação do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, após o que chamou de decisão "irresponsável" de Washington de derrubar um suposto balão espião na semana passada.
"Este ato irresponsável e gravemente equivocado não criou um clima propício para o diálogo e a comunicação entre os exércitos", afirmou o ministério chinês da Defesa em um comunicado.
"O governo dos Estados Unidos insistiu em usar a força para atacar a aeronave, o que viola gravemente a prática internacional e estabelece um precedente ruim", completou o ministério. A nota afirma ainda que a China "se reserva o direito de utilizar os meios necessários para enfrentar situações similares".
Na semana passada, a administração do presidente Joe Biden derrubou um grande balão branco depois que o objeto sobrevoou o território dos Estados Unidos, alegando que a China o utilizava para espionagem.
Pequim admitiu que o balão era procedente da China, mas alegou que o dispositivo tinha uso civil.
O caso levou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a adiar uma visita a Pequim que pretendia reduzir as tensões. Washington acusou Pequim de violar a soberania americana.