Foi desmontado na sexta-feira (20) nos Estados Unidos um muro de contêineres instalado há poucos meses pelo então governador do Arizona, o republicano Doug Ducey, ao custo de US$ 100 milhões. As informações são do portal g1.
Ducey ordenou que uma enorme fila de contêineres fosse colocada na fronteira do país com o México, durante os últimos meses de seu governo, medida que descreveu como uma tentativa de combater a migração ilegal.
Depois de ser processado pelo governo federal norte-americano por colocar contêineres em terras federais na Floresta Nacional de Coronado, o governador concordou em removê-los, em dezembro passado. Ducey foi derrotado pela democrata Katie Hobbs na última eleição.
— Não conseguia acreditar que o governador Ducey achou que isso fosse uma boa ideia. É absolutamente ridículo instalar contêineres que nunca funcionariam para manter qualquer pessoa longe. É um desperdício total do dinheiro do contribuinte — comentou a moradora Debbie McGuire, enquanto um caminhão avançava pela estrada empoeirada levando um contêiner vazio.
A iniciativa do muro de contêineres começou em meados de 2022 e foi rapidamente contestada, com críticos que consideravam se tratar de uma "manobra cínica" que afetaria o meio ambiente e não faria diferença no número de travessias ilegais de fronteira.
O Arizona compartilha cerca de 600 quilômetros de fronteira com o México, incluindo áreas de preservação, parques nacionais, zonas militares e reservas indígenas.