Milhares de pessoas protestaram neste domingo (25) em Stepanakert, a principal cidade de Nagorno Karabakh, contra o bloqueio da única ligação terrestre com a Armênia.
Há quase duas semanas, ativistas do Azerbaijão bloqueiam o corredor Lachin, a única estrada que liga a região montanhosa de Nagorno Karabakh ao país vizinho, para protestar contra as minas ilegais na região.
Yerevan acusa Baku de querer provocar "uma crise humanitária", o que o Azerbaijão nega ao destacar que ainda é possível trafegar na região.
Armênia e Azerbaijão disputam desde o início dos anos 1990, após o colapso da URSS, o controle de Nagorno Karabakh, um enclave de maioria armênia que se separou do Azerbaijão.
O primeiro conflito, que provocou 30.000 mortes, terminou com a vitória da Armênia. Mas o Azerbaijão venceu a segunda guerra, que matou 6.500 pessoas em 2020 e permitiu a Baku recuperar grande parte do território.
As autoridades armênias criticam a inação das forças de paz russas mobilizadas desde 2020, após a guerra de seis semanas entre os dois países.
A população de Stepanakert está preocupada com a situação.
"A única estrada que liga a região ao resto do mundo", declarou à AFP a professora Donara Gabrielyan. "Nós chegamos ao resto do mundo através da Armênia. A situação é muito grave", acrescentou.
* AFP