As próximas eleições presidenciais na República Democrática do Congo (RDC) acontecerão em 20 de dezembro de 2023, de acordo com o calendário anunciado neste sábado pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
O anúncio coincidiu com os distúrbios que ocorrem no leste do país, palco de confrontos entre grupos armados como a rebelião M23, que controla parte do Kivu do Norte.
"A insegurança persistente em algumas partes do território" é um dos "desafios" que o CENI terá de enfrentar para organizar eleições que, deseja, sejam "livres, democráticas, transparentes", declarou o seu presidente ao anunciar o calendário oficial na sede da comissão.
Especialistas apontaram que o processo "começou mal" e que pode levar a que os resultados não sejam reconhecidos por todos os participantes.
Na RDC, as eleições presidenciais de um único turno são acompanhadas por eleições legislativas, além da eleição de deputados provinciais e conselheiros comunais.
O presidente, Felix Tshisekedi, chegou ao poder em janeiro de 2019, ao final de eleições controversas. Ele disse que vai se candidatar novamente.
* AFP