Dois navios petroleiros de bandeira grega apreendidos desde maio pela Guarda Revolucionária iraniana foram libertados e deixaram o Irã, anunciou o Ministério da Marinha Mercante da Grécia nesta quarta-feira (16).
"Após negociações de vários meses com o Irã, os petroleiros 'Prudent Warrior' e 'Delta Poseidon', apreendidos desde 27 de maio, deixaram" este país, segundo um comunicado.
"Hoje (quarta-feira) é um dia muito agradável para os nossos marinheiros, para a Grécia, porque um caso particularmente desagradável e complicado chegou ao fim", disse o ministro da Marinha Mercante, Giannis Plakiotakis.
A maioria dos 50 tripulantes de ambas as tripulações já deixou os navios e foi substituída há algumas semanas.
A apreensão dos dois petroleiros ocorreu após a apreensão, em abril, de petróleo de interesse iraniano no petroleiro Lana, que estava em um porto grego. Esta apreensão foi decidida após um pedido legal dos Estados Unidos dirigido às autoridades gregas.
A carga acabou sendo devolvida ao petroleiro Lana, de bandeira iraniana.
Em maio, a Guarda Revolucionária disse ter bloqueado os dois petroleiros gregos no Golfo "por causa das violações que cometeram".
Atenas denunciou este ato, "assimilável à pirataria", e comunicou o incidente à União Europeia e à Organização Marítima Internacional.
* AFP