Mais de 800 migrantes, incluindo dezenas de tunisianos, foram interceptados na madrugada de quarta para quinta-feira quando tentavam chegar à Europa, pela costa italiana, a partir da costa da Tunísia, informou a guarda nacional tunisiana nesta sexta-feira (21).
"Um total de 813 migrantes, 473 deles da África Subsaariana", foram interceptados na costa da Tunísia "em 37 operações diferentes" no norte, centro e sul, detalhou a Guarda Nacional em sua página no Facebook.
As autoridades tunisianas anunciaram ainda a detenção de 48 pessoas, seis delas procuradas por filiação a uma gangue organizada para cruzar ilegalmente as fronteiras marítimas, em diferentes cidades dos países, acrescentou a mesma fonte.
Nos últimos dias, o Ministério do Interior anunciou a prisão de mais de 1.300 traficantes, tunisianos e estrangeiros.
Da primavera ao início do outono - devido às condições climáticas favoráveis - o ritmo das tentativas de migração irregular das costas da Tunísia e da Líbia para a costa italiana se acelera, às vezes resultando em afogamento.
Mais de 23.500 migrantes - subsaarianos, tunisianos e de outras nacionalidades - foram interceptados entre janeiro e setembro na costa da Tunísia, segundo o Fórum Tunisiano de Direitos Econômicos e Sociais (FTDES), uma organização que acompanha as questões migratórias.
No mesmo período, a Tunísia registrou 507 mortos e desaparecidos no mar, segundo o FTDES.
* AFP