Ao menos quatro pessoas morreram após a passagem do tufão Nanmadol pelo Japão durante o fim de semana, informou o porta-voz do governo.
O fenômeno tocou o solo no domingo (18) à noite na cidade de Kagoshima (sudoeste) e provocou fortes chuvas na região de Kyushu, antes de seguir para a costa oeste do arquipélago.
O tufão derrubou árvores, destruiu janelas e provocou fortes chuvas no município de Miyazaki, onde foram confirmadas duas mortes.
O porta-voz do governo, Hirozaku Matsuno, disse que mais duas pessoas foram encontradas "sem sinais vitais", uma expressão utilizada com frequência no Japão quando a morte ainda não foi confirmada por um legista.
— O balanço pode ser mais grave, pois as autoridades investigam se outras duas mortes estão vinculadas ao tufão e procuram um desaparecido — disse Matsuno.
O balanço oficial cita ainda 114 feridos, 14 deles em estado grave.
Na manhã desta terça-feira (20), a tempestade foi rebaixada para a categoria de ciclone extratropical, enquanto atravessava a costa leste. Quase 140 mil casas continuavam sem energia elétrica, a maioria em Kyushu (sul), a terceira maior ilha do país.