O cortejo deve durar 38 minutos. O caixão com o corpo da rainha Elizabeth II deixa o Palácio de Buckingham, onde está desde a noite passada, e segue para Westminster, a sede do parlamento inglês, nesta quarta-feira (14). O caminho já está lotado de gente que espera desde a madrugada para se despedir da monarca.
A regra é clara: silêncio. Aqui todos sabem que será preciso ficar sem falar nada e fazer reverência quando o corpo de Elizabeth passar. Para garantir que nada atrapalhe a cerimônia, até os aviões deixarão de passar pela região.
Isso pode significar alguns cancelamentos ou remarcações de voos entre 13h50min e 15h40min (pelo horário local), com novas alterações previstas no dia do funeral, na próxima segunda-feira (19). Os barcos que cruzam o Tâmisa também terão a circulação restrita depois das 13h.
Pontes e ruas estão com trânsito bloqueado desde o início da manhã desta quarta. Estações de metrô só permitem o desembarque nas proximidades dos palácios de Buckingham e Westminster.
O cortejo nem passou e, do outro lado do rio, já começou a se formar a fila de quem quer entrar no parlamento para ver o caixão. Serão quatro dias de velório, e a previsão é de que a espera para entrar em Westminster ultrapasse 12 horas.