As cidades subterrâneas são de grande interesse para historiadores, arqueólogos e pesquisadores de outras áreas que buscam compreender como era a vida de populações antigas. A maior já descoberta e escavada é Elengubu, conhecida atualmente como Derinkuyu. Ela fica localizada na Turquia e está a mais de 85 metros da superfície. As informações são da BBC.
Derinkuyu repousa abaixo das chamadas "chaminés de fadas" do Vale do Amor da Capadócia. De acordo com registros históricos, essa cidade subterrânea poderia abrigar até 20 mil habitantes ao mesmo tempo e já foi habitada de forma constante há milhares de anos. Durante a Era Bizantina (330 a.C a 1453 a.C), foi a morada de frígios, persas e até de cristãos.
Segundo os historiadores, a cidade teria sido abandonada na década de 1920 pelos gregos capadócios, que tiveram que fugir para a Grécia após terem sido derrotados na Guerra Greco-Turca (1919-1922).
Uma das características mais marcantes de Derinkuyu são os 18 níveis de túneis, sendo que cada um era projetado para um fim específico. Os animais, por exemplo, eram mantidos mais próximos da superfície para reduzir o cheiro dos gases emitidos por eles e das fezes. Existia ainda uma camada de isolamento térmico para que pudessem sobreviver aos meses frios. Já nas partes mais internas, estavam as moradias, escolas, adegas e espaços para reuniões.
O complexo sistema de ventilação, que tinha mais de 50 colunas e fornecia ar fresco, e o poço protegido de mais de 55 metros de profundidade que garantia água para toda população, também são marcas registradas da cidade que impressionaram os arqueólogos.
Alguns pesquisadores acreditam que cerca de 200 pequenas cidades subterrâneas que também foram descobertas na região ou em seus arredores possam estar conectadas aos túneis de Derinkuyu, o que criaria uma enorme rede subterrânea.
Cidade redescoberta
De acordo com guias locais, a cidade foi redescoberta em 1963 quando um morador local começou a investigar o desaparecimento de suas galinhas. Com isso, o turco decidiu escavar e descobriu uma passagem escura. E era exatamente por essa fenda que os animais caiam.
A passagem encontrada pelo criador de galinhas não foi a primeira. Mais de 600 fendas foram escavadas no terreno de casas particulares e todas essas passagens serviam de entrada para Derinkuyu.
Com as escavações, foram reveladas uma extensa rede de moradias subterrâneas, antigas escolas, espaços para armazenagem de alimentos secos, estábulos, vinícolas e uma capela. Em pouco tempo, a cidade redescoberta se tornou um ponto turístico. Em 1985, a região foi declarada como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Origem
Ainda não se sabe qual foi a data exata de construção de Elengubu. Apesar disso, a referência histórica mais antiga sobre a cidade está no livro Anábase, do historiador grego Xenofonte de Atenas, que foi escrito por volta de 370 a.C.
Na obra antiga, o autor menciona que povo anatólio habitava casas escavadas no subterrâneo da Capadócia ou em seus arredores, diferentemente de outros agrupamentos humanos que moravam em cavernas ao longo dos rochedos.
Outra questão que continua sem resposta é quem construiu a cidade. A hipótese mais defendida pelos pesquisadores é de que ela teria sido planejada e executada pelos hititas por volta de 1.200 a.C. Essa ideia ganhou ainda mais força quando os arqueólogos encontraram artefatos desse povo durante as escavações.