O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, fugiu neste sábado (9) de sua residência oficial ,em Colombo, minutos antes de o local ser invadido por milhares de manifestantes revoltados, informou à AFP uma fonte do ministério da Defesa.
O canal privado Sirasa TV exibiu imagens da multidão invadindo o palácio presidencial, que até então contava com um forte esquema de segurança.
De acordo com a fonte do ministério da Defesa, Rajapaksa permanece como presidente do país e está em um local secreto protegido pelo exército.
— O presidente foi escoltado para um local seguro — disse a fonte.
Dezenas de milhares de pessoas participaram horas antes de um protesto para exigir a renúncia de Rajapaksa, considerado responsável pela grande crise que afeta o país. O Sri Lanka enfrenta a pior crise econômica desde sua independência e sofre com a escassez de combustíveis, alimentos e medicamentos devido à falta de divisas, que se soma a uma inflação galopante.
O país de 22 milhões de pessoas, no sul da Índia, enfrenta há vários meses cortes de energia elétrica, longas filas para a compra de combustível e uma inflação recorde, o que gera protestos frequentes e grandes distúrbios. O governo declarou a moratória sobre a dívida externa de US$ 51 bilhões.