O monumento de pedra conhecido como Stonehenge da América, localizado no Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, foi destruído na madrugada dessa quarta-feira (6) após um ataque com explosivos. A estrutura chegou a ser classificada como obra satânica por políticos e movimentos cristãos conservadores. As informações são do portal Fox9.
Imagens divulgadas pela imprensa local mostraram que um dos cinco monólitos do monumento desmoronou durante a explosão e outros blocos foram danificados. Autoridades anunciaram que precisaram demolir toda a estrutura por razões de segurança, mas ninguém ficou ferido. A polícia da Geórgia investiga o caso, mas as motivações do ataque ainda não estão claras.
Uma agência de investigação estadual americana divulgou nas redes sociais o vídeo que mostra o momento exato da explosão. Pouco antes do ataque, as câmeras flagraram um carro passando próximo ao local. Os indivíduos, que ainda não foram identificados, detonaram o artefato explosivo por volta das 4h (5h em Brasília). Técnicos do esquadrão antibomba trabalham em busca de pistas que levem aos criminosos e uma rodovia estadual próxima do local foi interditada.
O vice-presidente da associação Elbert Granito, Chris Kubas, que administra o local, afirmou que as câmeras de monitoramento foram instaladas nas proximidades porque o monumento já havia sido alvo de vandalismo outras vezes.
A origem do monumento é incerta, pois foi erguido em 1980 sob a encomenda de uma pessoa com o pseudônimo de R.C. Cristão. O consenso é que foi um trabalho de larga escala, uma vez que os blocos de pedra foram cuidadosamente esculpidos e são muito pesados. Cada um dos blocos de granito possui 5,7 metros e pesa aproximadamente 19 toneladas.
O local é listado como ponto turístico da cidade de Elberton, na Geórgia, e funcionava como um calendário. Mensagens para a sobrevivência da humanidade no caso de um evento apocalíptico e sobre controle populacional estavam gravadas na pedra. Contudo, algumas das frases estavam escritas em um idioma desconhecido.