Os novos envios de armas americanas à Ucrânia aumentam o risco de um confronto militar entre Rússia e Estados Unidos, alertaram as autoridades russas. O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Riabkov, foi questionado sobre um possível conflito entre os dois países.
— Qualquer entrega de armas que continue, ou que aumente, aumenta o risco de tal acontecimento — disse Serguei Riabkov em declarações à agência RIA Novosti.
O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira (31) o envio à Ucrânia dos sistemas HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System), que permitem lançamentos múltiplos de foguetes e têm alcance de 80 quilômetros. Os armamentos representam um reforço significativo das capacidades ucranianas.
Essas armas integram uma nova bateria de ajuda militar americana, avaliada em US$ 700 milhões. Os detalhes da remessa devem ser revelados nesta quarta-feira (1º).
Desde o início do conflito, o presidente americano, Joe Biden, atua com cuidado para não fornecer uma ajuda militar à Ucrânia que transforme os Estados Unidos em um país cobeligerante.