Um míssil russo atingiu nesta segunda-feira (27) um centro comercial de Kremenchuk, na região central da Ucrânia, causando mortes e deixando feridos, indicaram as autoridades locais. O governo regional de Poltava fala em 10 mortos e pelo menos 40 pessoas com ferimentos, mas diz que os números podem crescer.
O governador regional, Dmytro Lunin, denunciou um "crime de guerra" e um "crime contra a humanidade", bem como um "ato de terror não dissimulado e cínico contra a população civil".
"Os ocupantes dispararam um míssil contra um shopping onde havia mais de mil civis. O shopping está em chamas e as equipes de resgate combatem o fogo. O número de vítimas é impossível de imaginar", escreveu no Facebook o presidente Volodymyr Zelensky.
Ele acompanhou sua mensagem com um vídeo que mostra o centro comercial pegando fogo, com grandes colunas de fumaça e caminhões dos bombeiros (veja abaixo).
— O tiro de míssil em Kremenchuk atingiu um local muito movimentado sem qualquer relação com as hostilidades — denunciou no Facebook Vitali Maletsky, prefeito desta cidade que tinha 220.000 habitantes antes da guerra.
— Há mortos e feridos. Mais detalhes chegarão — acrescentou.