Um primeiro navio comercial, carregado com metal, saiu do porto ucraniano de Mariupol — sob controle das forças de Moscou —, com destino à localidade russa de Rostov-Don, anunciou nesta terça-feira (31) o líder separatista Denys Pushilin.
"Hoje saíram do porto de Mariupol 2,5 mil toneladas de bobinas de chapa laminada", escreveu no Telegram o líder dos separatistas pró-Moscou na região de Donetsk.
"Este centro de transporte é muito importante para o Donbass", disse Pushilin. "É um porto muito importante no Mar de Azov e o único onde é possível carregar todo tipo de mercadorias, também no inverno", explicou.
O líder pró-Rússia afirmou que parte dos navios do porto de Mariupol passará a integrar a frota comercial da autoproclamada república de Donetsk (DNR).
Localizado no Mar de Azov, que por sua vez se conecta com o Mar Negro, o porto de Mariupol era, antes da ofensiva militar russa, o segundo porto civil mais importante da Ucrânia, atrás apenas de Odessa. A infraestrutura permitia a exportação em larga escala de cereais ucranianos, agora bloqueados no país devido ao conflito que ameaça provocar uma crise alimentar mundial.
O Kremlin anunciou a conquista de Mariupol em 21 de abril, após quase dois meses de combates que deixaram grande parte da cidade destruída. Mas os últimos defensores ucranianos no local, entrincheirados na siderúrgica Azovstal, se renderam apenas depois de um mês do anúncio.