O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump conversou por telefone com o candidato de extrema direita à eleição presidencial na França, Éric Zemmour, a quem aconselhou a "se manter firme", anunciou o porta-voz do representante do partido Reconquista!, nesta terça-feira (15).
— Donald Trump disse a Éric Zemmour: "não ceda a nada, mantenha-se firme, continue sendo corajoso. A tenacidade e a resistência acabam dando seus frutos ao final de uma campanha" — informou Guillaume Peltier ao canal France 2, sobre o diálogo de cerca de 40 minutos, ocorrido na segunda-feira (14). Na pauta, assuntos como imigração, segurança e economia.
O ex-comentarista francês não escondeu sua identificação com Trump. Recentemente, Zemmour propôs construir um "muro" nas fronteiras externas da União Europeia (UE), um projeto que lembra a tentativa do ex-presidente norte-americano de erguer uma barreira na divisa com o México.
"O sentido de seu compromisso é o mesmo: Donald Trump deseja que os Estados Unidos continuem sendo os Estados Unidos. Éric Zemmour deseja que a França continue sendo a França", diz uma nota da equipe do candidato.
A conversa se dá no momento em que Zemmour e a candidata à presidência pelo Reagrupamento Nacional, Marine Le Pen, travam uma disputa para liderar a extrema direita francesa e tentar passar para o segundo turno, em 24 de abril.
Polemista forjado na televisão e sem trajetória política, Zemmour acusa a rival de recuar nas batalhas da extrema direita contra a imigração ou o Islã. Já conseguiu atrair lideranças do partido dela para suas fileiras.
Derrotada por Emmanuel Macron no segundo turno da eleição de 2017, Marine Le Pen fez, em janeiro daquele ano, uma visita surpresa à Trump Tower, em Nova York, mas não foi recebida pelo então presidente eleito dos EUA.
Macron ainda não confirmou sua candidatura à reeleição. Até o momento, aparece como favorito, segundo as pesquisas, que colocam Zemmour, Le Pen e Valérie Pécresse (direita) em empate técnico no segundo lugar.