A tensão com a ameaça de uma invasão da Rússia preocupa alguns brasileiros que vivem na Ucrânia. Leovigildo Júnior Reis Rodrigues, conhecido como Juninho, tem 26 anos e é lateral esquerdo do time ucraniano Zorya Luhansk. Ele mora na cidade de Zaporíjia há quase dois anos com a esposa Vitória, de 23 anos, e o filho Benjamin, que completa três anos no próximo sábado (19). Atualmente Juninho está treinando na Turquia em pré-temporada para o retorno do campeonato ucraniano. A mudança de local é comum para buscar temperaturas mais agradáveis, já que o inverno ucraniano é bastante rigoroso. O atleta retorna nesta quinta-feira (17) para a Ucrânia. Enquanto está afastado da família, fica recebendo atualizações da esposa.
— A gente fica com medo, porque não está acostumado com esse tipo de situação. A gente nunca vivenciou isso antes. Nossos familiares ficam bastante preocupados. Nos ligam diariamente, pedem pra gente sair, mas a gente tenta passar tranquilidade, porque não tem muito o que fazer, é o nosso trabalho e a gente só tem que pedir a Deus que nada aconteça e que fique tudo bem — comenta o jogador.
O empresário de Juninho é ucraniano e entrou em contato com a esposa dele para tranquilizá-la. Ele garantiu que em caso de necessidade, providenciaria que Vitória e Benjamin fossem levados para outro país. Apesar de dizer que agora a preocupação maior já amenizou, Juninho conta que o casal passou por um susto no final de janeiro.
— Teve um dia em que ela foi levar o meu filho na escola e tiveram que sair às pressas todas as crianças, porque estava com ameaça de bomba nas escolas.
Juninho disse que esse foi o único episódio fora do comum, mas confessa que se o cenário mudar, vai deixar a Ucrânia e buscar resolver como ficaria o contrato com o time, que vai até 2024. Os serviços seguem em funcionamento no país e o campeonato ucraniano será retomado no dia 25, após a pausa na temporada iniciada em dezembro.
O quadro Brasileiros Pelo Mundo vai ao ar no programa Gaúcha Hoje todas as quintas-feiras. Se você mora no exterior e tem um relato ou quer contar uma história curiosa do seu país, envie e-mail para ouvinte@rdgaucha.com.br.