Um míssil russo caiu em um grande edifício residencial em Kiev, disse o Serviço de Situações de Emergência da Ucrânia neste sábado (26), sem informar sobre possíveis vítimas até o momento. O artefato caiu entre o 18º e o 21º andares do prédio, segundo as mesmas fontes, que acrescentaram que os moradores estavam sendo retirados do local.
Os vídeos divulgados nas redes sociais mostravam um prédio alto com a fachada destruída e escombros na rua.
— Kiev, nossa esplêndida e pacífica cidade, sobreviveu a mais uma noite de ataques das forças terrestres russas e aos mísseis. Um deles atingiu um imóvel residencial em Kiev — afirmou o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.
Pouco antes, a Rússia anunciou que havia disparado mísseis de cruzeiro contra infraestruturas militares, no terceiro dia de sua invasão militar da Ucrânia.
— Durante a noite, as Forças Armadas da Federação Russa lançaram um bombardeio com armas de precisão de longo alcance, usando mísseis de cruzeiro navais e aéreos contra infraestruturas militares ucranianas — disse o porta-voz do ministério, Igor Konashenkov, em declarações transmitidas pela televisão.
O porta-voz afirmou ainda que, no leste da Ucrânia, as forças separatistas dos territórios de Donetsk e Lugansk apoiadas pela Rússia ganharam terreno. Esta informação ainda não pôde ser verificada por fontes independentes.
O Exército russo também disse ter assumido "o controle total da cidade de Melitopol", no sul da Ucrânia, perto da Crimeia, península anexada por Moscou em 2014. Segundo este porta-voz, desde o início da invasão, as forças russas destruíram um total de 821 infraestruturas militares ucranianas, incluindo 14 aeródromos.