A ofensiva militar iniciada pela Rússia na Ucrânia provocou o deslocamento de "mais de sete milhões" de pessoas, disse neste domingo (27) o comissário europeu para Gestão de Crises, o esloveno Janez Lenarcic.
— Atualmente, a estimativa do número de ucranianos deslocados é de mais de sete milhões de pessoas — afirmou Lenarcic em coletiva de imprensa ao fim de uma reunião de ministros europeus do Interior. — Estamos testemunhando o que pode se tornar a maior crise humanitária no continente europeu em muitos anos.
Lenarcic destacou que "por causa dos combates, é muito difícil fazer um levantamento sobre as necessidades" prioritárias da população civil ucraniana.
Ele mencionou que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), "cerca de 18 milhões de ucranianos serão afetados, do ponto de vista humanitário, seja dentro do território da Ucrânia ou em países vizinhos".
— De qualquer forma, embora sejam estimativas aproximadas, os números são altos e teremos que nos preparar para esses tipos de emergências — disse Lenarcic.