A Embaixada do Brasil na Ucrânia emitiu um comunicado na tarde desta sexta-feira (25) dando a possibilidade de fuga para a fronteira com a Romênia aos brasileiros que estão em Kiev. A tensão aumentou nas últimas horas na capital ucraniana por conta do avanço das tropas da Rússia.
De acordo com o informe, um trem partirá às 22h, no horário local, da estação central de Kiev com destino à Chernivtsi, no oeste do país. A cidade fica a 535 quilômetros da capital, nas proximidades das fronteiras com a Romênia e a Moldávia.
Cidadãos brasileiros e latino-americanos que queiram sair de Kiev poderão se dirigir à estação sem necessidade de comprar bilhetes, segundo a embaixada, que solicita que os cidadãos avaliem as condições de segurança para fazer o deslocamento até o local de partida do trem e levem apenas o essencial, como documentos. A embaixada, porém, afirma que “os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio”.
“A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, diz o comunicado.
Na Romênia, a embaixada do Brasil em Bucareste está em contato com as autoridades locais para agilizar a entrada no país dos cidadãos que embarcarem no trem rumo à Chernivtsi.
"A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena”, afirma a representação do Brasil em Kiev.
O Itamaraty estima que cerca de 500 brasileiros estão na Ucrânia, a maioria em Kiev. O governo já havia informado, nesta quinta (25), sobre a elaboração de um plano de evacuação por vias terrestres dos cidadãos brasileiros por conta da invasão da Rússia, já que o espaço aéreo da região está fechado e inviabiliza o envio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o local.