Um dos feriados mais importantes para grande parte da Ásia começou na terça-feira (1º): o Ano-Novo Lunar, ou chinês, como também é chamado. O ano 4.720 é o do Tigre, deixando para trás o ano 4.719, o ano do Boi. No Oriente, o ano não é contado pelos ciclos solares como se faz no Ocidente, mas pelos ciclos lunares. O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos.
O que marca a virada do ano chinês é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno, que geralmente ocorre entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Portanto, a data é móvel e não acontece depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias.
Ainda por conta da pandemia, as grandes comemorações não são recomendadas e o governo chinês pediu aos cidadãos que evitem viajar Em países asiáticos, como no Taiwan, Coreia do Sul e Japão, onde há essas comemorações, os feriados variam de três a sete dias. O fim da comemoração é geralmente no 15º dia.
Tigre de Água
Os anos do calendário chinês são marcados por figuras de animais, sendo 12 no total: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. Essa relação vem do budismo, pois de acordo com a mitologia da religião, ao decidir como seria o calendário, Buda convocou uma reunião com os animais. Contudo, apenas 12 apareceram para o encontro e, então eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada.
Outra característica é que os ciclos dos anos têm uma relação com os cinco elementos da natureza, segundo a tradição chinesa. Esses materiais são: água, metal, terra, fogo e madeira. Nesta terça-feira começou o ciclo da água, portanto, é o o ano do Tigre de Água.
Há 60 combinações de animais com elementos da natureza e por isso há um ciclo zodíaco de 60 anos que marca o calendário chinês.
Homenagens
Repetindo a tendência do ano passado, o Instagram lançou um novo filtro para comemorar a data. Contudo, dessa vez para celebrar o ano do Tigre. Ao lado da função para criar um story, há um destaque com a figura do animal. O recurso conta com um filtro com desenhos do felino caindo pela tela, além das figurinhas.
O Google também resolveu brincar com a ocasião. Caso o internauta resolva digitar "ano novo chinês", o buscador vai exibir um efeito com fogos de artifício na página de resultados da pesquisa. Isso, é claro, além de ser redirecionado para notícias a respeito do evento.