Pelo menos 18 pessoas morreram no domingo, quando uma mina de ouro artesanal desabou na região de Maradi, localizada no sul do Níger - disse o prefeito da cidade mais próxima, nesta segunda-feira (8).
"O saldo provisório é de 18 mortos, que enterramos esta manhã. Também havia sete feridos, que foram hospitalizados", disse à AFP Adamu Guerau, prefeito de Dan Issa, uma cidade próxima ao local da tragédia.
Alguns cidadãos nigerianos estão entre os feridos, acrescentou.
O acidente ocorreu na tarde de domingo, quando "poços artesanais desabaram" no local de mineração situado na cidade de Garin Liman, perto da fronteira com a Nigéria, segundo Guérau.
"As operações de resgate continuam, pois podem haver corpos presos no fundo dos poços", disse uma fonte local.
Descobertas há alguns meses, as minas Garin Liman atraíram milhares de mineiros artesanais. País pobre da região africana do Sahel, o Níger teve dezenas de locais tradicionais de garimpo de ouro nas últimas quatro décadas, especialmente na região de Tillaberi, hoje palco de sangrentos ataques jihadistas.
Os acidentes nestes locais são muito frequentes, devido à instabilidade do terreno e aos meios rústicos utilizados, segundo as autoridades.
* AFP