Morreu na última segunda-feira (22), Francisca Susano, a mulher mais velha da Filipinas, de acordo com o comunicado da prefeitura de Kabankalan, cidade onde morava.. A idosa, conhecida pelo apelido de Lola Iska, faleceu aos 124 anos.
Quando Lola completou 124 anos, a prefeitura já havia solicitado à empresa Guiness World Records que acrescentasse o nome da filipina no livro dos recordes por ser a mulher mais velha do mundo. O pedido ainda está sendo avaliado por uma comissão de especialistas e a idosa poderá receber o título póstumo.
Francisca nasceu no dia 11 de setembro de 1897 quando a Filipinas ainda era uma colônia do governo espanhol. Lola era conhecida na cidade por sua alegria e pela dedicação que tinha em tocar gaita. Ela começou a utilizar o instrumento musical após uma recomendação médica para exercitar os pulmões.
A filipina teve 14 filhos, sendo que um deles completou recentemente 101 anos. A prefeitura de Kabankalan lamentou, em um comunicado, a morte de Lola e desejou força para a família.
"Lola Iska sempre estará conosco como nossa inspiração e orgulho", diz a nota
O Livro dos Recordes
Atualmente, o Guiness World Records atribui à francesa Jeanne Calment o título de mulher mais velha do mundo. A idosa faleceu em 1997 com 122 anos.
Na categoria de homem mais velho do mundo aparece o japonês Jiroemon Kimura, que morreu em 12 de junho de 2013 com 116 anos.
Já a pessoa viva mais velha do mundo é a japonesa Kane Tanaka, que comemorou 117 anos em janeiro do ano passado.