Um terremoto de magnitude 5,7 foi registrado na região oeste do Peru na noite deste sábado (9). Segundo o portal G1, o fenômeno ocorreu perto da fronteira entre Peru, Bolívia e Brasil, e o tremor foi sentido por moradores do Acre e de Rondônia. Não foram registrados danos a construções.
Segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), órgão que monitora atividades sísmicas em todo o mundo, o epicentro do tremor foi a 13,5 quilômetros de profundidade. Esta distância da superfície é considerada pequena, o que poderia aumentar os impactos do terremoto. Porém, a área é de mata densa e, por isso, danos maiores são improváveis.
Conforme o G1, pelo menos sete cidades no Acre sentiram o terremoto. Pouco antes do fim da partida entre Rio Branco e Humaitá, pela final do Campeonato Acreano, presentes na Arena da Floresta relataram a questão.
Tremores são comuns no Peru, que fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, região onde placas tectônicas se encontram e onde ocorre alta atividade sísmica.