Um dos maiores mistérios da história recente parece ter sido desvendado. Uma equipe de 40 ex-investigadores de lei, jornalistas e oficiais de inteligência militar — que investigam casos arquivados — afirma ter identificado o Assassino do Zodíaco — um dos maiores matadores em série da América, que aterrorizou comunidades na área de São Francisco, nos Estados Unidos, no final dos anos 1960, realizando uma série de assassinatos brutais e enigmas insolúveis.
De acordo com a Fox News, o grupo chamado "Case Brakers" afirma que o homem identificado é Gary Francis Poste, que morreu em 2018, sem nunca ter sido preso pelos crimes cometidos. Os anos de escavação da equipe ajudaram a identificar evidências forenses e fotos que identifiquem Poste. Entre elas, uma imagem, que mostra cicatrizes na testa de Poste correspondentes às cicatrizes de um esboço do Zodíaco, segundo a equipe.
De acordo com Jen Bucholtz, ex-agente de contra-espionagem do Exército que trabalha nos casos arquivados, entre as pistas encontradas estão cartas enviadas pelo Zodíaco, que o revelaram como assassino. À Fox News, Bucholtz afirmou que, em uma nota, as letras do nome completo de Poste foram removidas, no intuito de revelar uma mensagem alternativa.
— Você só precisa saber o nome completo de Gary para decifrar esses anagramas. Só não acho que haja outra maneira de alguém descobrir — disse ela.
O Assassino do Zodíaco foi conectado a cinco assassinatos ocorridos entre 1968 e 1969 em São Francisco. Ao contrário da maioria dos assassinos em série, o Zodíaco provocou as autoridades com cifras complexas em cartas enviadas aos jornais e órgãos de segurança pública. As mortes geraram livros, filmes e documentários nos anos seguintes, e detetives amadores e profissionais se esforçaram para investigar o caso a fim de desmascará-lo.
Veterano da Força Área, Poste pintou casas por mais de quatro décadas, de acordo com a equipe de investigação. Além de São Francisco, o Zodíaco aterrorizou comunidades de todo o norte da Califórnia no final dos anos 1960, e possui ligaçlão com cinco assassinatos — mas afirma ter feito 37 vítimas.
Em 2020, uma equipe de decifradores de código afirma ter traduzido uma cifra de 340 caracteres enviada ao jornal San Francisco Chronicle pelo Zodíaco. Na época, o FBI informou que o caso seguia em andamento.
O mistério que envolve o assassino acabou sendo até mesmo inspiração para a criação de filmes, como "Zodíaco" (2007), longa de David Fincher, estrelado por Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo, considerado o principal material sobre o caso (veja o trailer abaixo). A produção acompanha os profissionais do jornal de San Francisco, que buscam decifrar os enigmas que teriam sido enviados pelo assassino.