Tropas americanas encontraram restos humanos no trem de pouso do avião militar que partiu de Cabul na última segunda-feira (16) e que, na pista do aeroporto, enquanto manobrava para decolar foi seguido por centenas de afegãos. A Força Aérea dos Estados Unidos informou que abriu uma investigação sobre o caso. Com o retorno do grupo Talibã ao poder no país, milhares de pessoas buscam refúgio em outras partes do planeta.
A Força Aérea analisará todos os vídeos que circulam nas redes sociais do avião de transporte C-17 com pessoas tentando se agarrar a suas asas ou rodas. Outro vídeo mostrou o mesmo avião voando sobre Cabul e o que parecia ser duas pessoas caindo.
— Além de vídeos divulgados e reportagens da imprensa sobre pessoas caindo do avião durante a decolagem, restos humanos foram encontrados no trem de pouso do C-17 quando ele pousou na base aérea de Al Udeid, no Catar — disse a porta-voz da Força Aérea dos EUA, Ann Stefanek.
— A investigação será exaustiva para que possamos obter todos os fatos sobre este trágico incidente — acrescentou em nota.
Os militares não divulgaram um balanço total das vítimas no momento da decolagem, nem confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada sob as rodas da aeronave.