"Fizemos história", comemorou nesta terça (fim da tarde desta segunda, 30, no Brasil) um dirigente talibã, após o anúncio da retirada dos Estados Unidos de seus últimos soldados do país, após 20 anos de guerra.
"Os 20 anos de ocupação do Afeganistão pelos Estados Unidos e a Otan acabaram esta noite", declarou Anas Haqqani, alto dirigente do movimento islamita, pelo Twitter.
"Estou muito contente, após 20 anos de jihad, sacrifícios e dificuldades, de ter a satisfação de ver estes momentos históricos", acrescentou. "Demos graças a Alá" por isto, acrescentou.
"Todas as tropas americanas saíram do Afeganistão, estamos muito contentes. Vocês podem ouvir os tiros de comemoração", congratulou-se outro porta-voz talibã, Bilal Karimi, que falou com a AFP por telefone.
O som de disparos de armas leves e de metralhadora pesada à noite foi ouvido após o anúncio americano da retirada das tropas.
Em outro tuíte, Haqqani pediu a seus combatentes para não fazerem mais disparos para o alto para evitar que as munições, ao caírem no chão, ferissem as pessoas.