As autoridades sanitárias de El Salvador anunciaram neste sábado (7) que foi detectada a circulação no país das variantes Gama, Alfa e Lambda do vírus SARS-Cov-2, causador da covid-9, portanto, o governo pretende aumentar o ritmo da vacinação.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Francisco Alabí, explicou que recentemente sua pasta enviou a um instituto especializado do Panamá 100 amostras positivas para covid-19 coletadas em todo o país a fim de determinar a presença de variantes do vírus.
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde recebeu os resultados dos estudos feitos pelo Instituto Gorgas do Panamá, e foi confirmada a presença das variantes Gama, Alfa e Lambda, além da Delta, já identificada no fim de julho.
"Isso nos leva a redobrar nossos esforços no combate à doença", disse Alabí, que ressaltou que algumas das variantes, como a Alfa, são "muito virulentas" e podem "aumentar a letalidade" nos casos da doença.
No momento, o governo mantém uma acelerada campanha de vacinação. Recentemente, Alabí afirmou que El Salvador recebeu mais de 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em pouco mais de cinco meses.
Até 5 de agosto, El Salvador registrava 4.664.353 pessoas vacinadas, das quais 1.630.122 com a segunda dose. Do total de 6,7 milhões de habitantes, 4,5 milhões devem ser imunizados, segundo o Ministério da Saúde.
Em relação aos casos da doença, os últimos dados oficiais indicam 88.371 infecções em El Salvador, com 2.703 mortes.
* AFP