O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, elogiou o diálogo "construtivo" com seu homólogo americano, Antony Blinken, nesta quarta-feira (19), após o primeiro encontro entre os chanceleres na capital islandesa desde que Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos.
"A conversa me pareceu construtiva", disse Lavrov, segundo a agência de notícias pública russa RIA Novosti.
A Rússia e os Estados Unidos "entendem a necessidade de acabar com o clima prejudicial que se formou nas relações entre Moscou e Washington nos últimos anos", completou.
Lavrov disse que "sentiu" que os americanos não estavam contentes, e como tampouco estão os russos, com as expulsões recíprocas de diplomatas nos últimos anos.
"Esta reação em cadeia, do meu ponto de vista, não beneficia ninguém", disse.
A Rússia também confirmou que sua proposta "de estabelecer um diálogo sobre todos os aspectos (...) da estabilidade estratégica", segundo Lavrov.
"Não vi uma rejeição a esta ideia", disse.
"Vamos elaborar propostas para nossos presidentes" sobre a situação em torno das missões diplomáticas, atualmente em níveis mínimos, "e o reforço do diálogo sobre estabilidade estratégica", afirmou Lavrov.
Em junho poderá ser celebrada uma cúpula entre Joe Biden e seu colega russo, Vladimir Putin, de acordo com Moscou e Washington, mas a data e o local ainda não foram oficialmente definidos.
* AFP