A forte tempestade que atinge os Estados Unidos provocou a morte de ao menos 20 pessoas e deixou milhões sem energia elétrica nesta quarta-feira (17). Diante da situação, foi declarado estado de emergência no Texas, Alabama, Oklahoma, Kansas e Mississippi e Oregon.
De acordo com o jornal ABC News, entre as últimas vítimas estão três pessoas encontradas mortas após um tornado atingir uma cidade litorânea na Carolina do Norte. Ainda segundo a publicação, quatro pessoas morreram em Houston, no Texas, onde uma casa pegou fogo por causa de uma lareira que era usada para espantar o frio.
Segundo o site PowerOutage.us, o número de pessoas sem energia elétrica no país nesta quarta-feira é cerca de 4 milhões. A área mais atingida é a do Texas, com mais de 200 mil clientes sem luz — na terça-feira (16), o número chegou a 4 milhões só no Estado. O presidente Joe Biden assinou no domingo (14) uma declaração de emergência no Estado, fornecendo assistência federal para complementar a ajuda estatal.
Tempestade histórica
Os Estados Unidos vivem uma onda de frio histórica alimentada pelo ar frio do Ártico, que causou baixas temperaturas recordes. As condições afetaram vários Estados do país, pouco acostumados e mal preparados a um frio tão extremo.
A tempestade invernal provocou ao menos quatro tornados, segundo o site weather.com, com sede em Atlanta, incluindo um na costa da Carolina do Norte na segunda-feira (15).
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) informou que uma nova tempestade de inverno está se formando na área de Southern Plains, que inclui partes do Texas, Oklahoma e Kansas.