Uma forte nevasca atingiu Atenas e outras regiões da Grécia nesta terça-feira (16) e cobriu de branco a Acrópole, sítio arqueológico e importante patrimônio mundial, e todo o centro da capital. A neve forçou a interrupção de serviços de transporte e até a vacinação contra a covid-19.
A neve é comum na região de montanhas e no norte do país, mas raramente atinge a capital. Em 2019, uma outra nevasca do tipo chegou até Atenas. Nas sacadas das casas e nas ruas, atenienses se arriscavam com cuidado para registrar o momento.
A frente fria atinge o país enquanto os moradores são mantidos em lockdown devido a um aumento recente no registro de infecções pelo coronavírus. As restrições, que passaram a vigorar no dia 11 de fevereiro e devem durar duas semanas, atingem escolas e o comércio, além de incluir um toque de recolher noturno.
O porta-voz dos bombeiros de Atenas, Vassilis Vathrakoyannis, disse a uma TV local que o serviço já havia recebido mais de 600 ligações.
— A maior parte das chamadas se devem a árvores que caíram e pessoas que ficaram presas em seus veículos durante a nevasca — afirmou.
— A vacinação foi suspensa, mas auxiliamos no transporte de equipes médicas e também de eletricistas para o conserto de redes de energia que foram danificadas — completou.
Apesar do clima congelante, a situação deve mudar radicalmente até o final da semana. A expectativa é que as temperaturas já cheguem aos 14ºC na quinta-feira (18).