Enquanto contabilizam prejuízos devido à onda histórica de frio que atinge o país, os Estados Unidos seguem em alerta para novas tempestades nesta quinta-feira (18). O clima severo já vitimou dezenas de pessoas, além de promover interrupções de energia, atraso na vacinação e destruição. Ao menos seis Estados já declararam estado de emergência.
De acordo com o jornal norte-americano USA Today, mais de 30 pessoas morreram desde o final de semana. Até agora, muitas mortes relacionadas ao clima foram causadas por acidentes de trânsito, mas a polícia de Houston relatou que uma mulher e uma menina morreram de envenenamento por monóxido de carbono porque entraram em um carro com o motor ligado dento de uma garagem para se aquecer.
O Colorado State Joint Information Center informou, segundo a CNN, que os impactos em um centro de distribuição de vacinas no Tennessee atrasarão o envio de doses para o Colorado e outros Estados. Além disso, Ohio esperava embarques diretamente da Pfizer e Moderna, que serão adiados de um a dois dias devido à severidade do clima.
Nesta quinta-feira, conforme o site PowerOutage.us, que monitora dados relacionados à energia elétrica no país, cerca de 1,1 milhão de pessoas seguem sem luz. Na quarta-feira (16), o número era de mais de 4 milhões. A região mais afetada pelo desabastecimento é a do Texas, com pouco mais de 630 mil clientes sem o serviço. As empresas de energia dos Estados implementaram apagões controlados para evitar a sobrecarga da rede.
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu, na noite de quarta-feira, alertas e avisos para mais de 100 milhões de americanos na área central do país. O NWS indicou que a tempestade levaria gelo, granizo e neve pesada para partes do Texas, Louisiana, Arkansas e Mississippi, que podem causar mais cortes de energia e danos às árvores, além de tornar as estradas perigosas. O NWS acrescentou que a massa de ar do Ártico começava a perder vapor nesta região, desacostumada ao frio extremo, onde as temperaturas devem se manter congelantes.
Onda de frio histórica
Os Estados Unidos vivem uma onda de frio histórica alimentada pelo ar frio do Ártico, que causou baixas temperaturas recordes. As condições afetaram vários Estados do país, pouco acostumados e mal preparados a um frio tão extremo. A tempestade invernal já provocou ao menos quatro tornados, segundo o site weather.com, com sede em Atlanta, incluindo um na costa da Carolina do Norte na segunda-feira (15).