Em um debate tenso entre Joe Biden e Donald Trump, candidatos democrata e republicano à presidência norte-americana que se confrontaram pela primeira vez na noite desta terça-feira (29), o Brasil foi citado em uma passagem sobre a questão ambiental.
No momento em que os candidatos debatiam as mudanças climáticas, houve uma citação às queimadas na Amazônia. O democrata Joe Biden afirmou que a floresta estava sendo "destruída", e que os Estados Unidos deveriam tomar uma atitude a respeito.
— A primeira coisa que vou fazer é aderir ao Acordo de Paris. Olha só o que aconteceu, está tudo desmoronando. A maior floresta do mundo está sendo destruída e ele (Trump) não faz nada. Vamos pegar US$ 20 bilhões e dizer: "Aqui está, parem de destruir a floresta" — afirmou.
Biden ainda sugeriu "consequências econômicas" caso o Brasil não parasse de destruir a floresta.
Por sua vez, o presidente norte-americano Donald Trump não citou diretamente o Brasil na sua resposta, preferindo justificar por que os Estados Unidos tinham discordâncias com o acordo, um compromisso mundial de enfrentamento à mudança climática. Além disso, Trump questionou os compromissos de Biden na redução das emissões de carbono.
— Por que vocês não fizeram isso? Em tantos anos de governo? — disse Trump.
Os principais assuntos do debate foram as indicações para a Suprema Corte, as medidas para enfrentar a crise do coronavírus, as mudanças climáticas e os combates ao racismo e à violência policial. Também foram abordadas questões como a reportagem do The New York Times que revelou que Trump pagou US$ 750 em impostos federais nos anos de 2016 e 2017 — o atual presidente afirmou que dispendeu "milhões de dólares" em impostos e que "em breve" apresentará provas.
O primeiro debate entre os candidatos ocorreu em Cleveland, Ohio, com transmissão das principais redes de TV norte-americanas. Biden lidera as pesquisas no Estado, assim como na média nacional, conforme o site RealClearPolitics, que lhe confere uma vantagem de 49,7% contra os 42,9% de Trump.
Estão programados mais outros dois debates presidenciais para os dias 15 e 22 de outubro em Miami, na Flórida, e Nashville, no Tennessee, respectivamente. A eleição está marcada para o dia 3 de novembro.