O embaixador do Líbano na Alemanha, Mustapha Adib, foi eleito primeiro-ministro depois de receber o maior número de votos nas consultas parlamentares organizadas pelo chefe de Estado, Michel Aoun. As informações foram divulgadas pela presidência libanesa.
A nomeação de Adib, 48 anos, foi anunciada em comunicado divulgado pela televisão estatal.
O novo primeiro-ministro se reuniu em seguida com o presidente Aoun e o porta-voz do Parlamento, Nabih Berri.
Mustapha Adib se comprometeu a formar "em tempo recorde" um ministério de "especialistas competentes", para aplicar as "reformas que os cidadãos aguardam há tanto tempo".
— A tarefa que aceitei se baseia no fato de que todas as forças políticas são conscientes da necessidade de formar um governo em tempo recorde e de começar a a aplicar as reformas, tomando como ponto de partida um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) — afirmou em um discurso exibido na televisão.
Após a devastadora explosão no porto de Beirute, em 4 de agosto, que provocou pelo menos 188 mortes, a comunidade internacional aumentou a pressão sobre os políticos libaneses para que adotem um programa ambicioso de reformas em um país que enfrenta uma profunda crise política, econômica e social.