Militares libaneses e franceses removeram escombros equivalentes ao peso da Torre Eiffel do local onde ocorreu a explosão no porto de Beirute, no Líbano. A informação foi dada nesta quarta-feira (26) por um militar francês que participa dos trabalhos.
— Foram necessários quatro dias para limpar 8 mil toneladas de (restos de) cimento e aço — declarou o tenente Paulin, que coordena as operações de limpeza do porto. — (O peso dos escombros) é equivalente ao peso da Torre Eiffel — acrescentou o oficial.
O Tonnerre, um navio porta-helicópteros da marinha francesa, chegou a Beirute 10 dias depois da explosão, com toneladas em ajuda humanitária e maquinaria pesada para limpeza.
A explosão devastou setores inteiros do porto, deixando uma cratera de 43 metros de profundidade, agora coberta pela água do mar. Também causou mais de 180 mortes e deixou 6,5 mil feridos em um raio de vários quilômetros.
O coronel Yussef Haidar, do exército libanês, informou que o porto, pelo qual circulam quase 90% das importações libanesas, opera hoje com metade de sua capacidade.
— Na semana passada, operava com 30%. Hoje estamos falando de 45% — declarou em coletiva de imprensa.
A tragédia foi causada pela explosão de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio que estavam em um armazém do porto.