"Nenhum veneno" foi descoberto no corpo do opositor russo Alexei Navalny, hospitalizado em terapia intensiva na Sibéria após não ter se sentido bem na quinta-feira (20). De acordo com um dos médicos responsáveis pelo estabelecimento, a condição dele ainda era "instável".
— Até o momento, nenhum veneno foi identificado no sangue e na urina, não há vestígios dessa presença. Não acreditamos que ele tenha sofrido um envenenamento — declarou Anatoly Kalinichenko, vice-diretor do hospital de emergência Nº1 de Omsk onde o opositor foi admitido.
O profissional acrescentou que não poderia declarar o diagnóstico de Navalny devido à lei, mas que havia notificado a família. Segundo o médico, o estado de Navalny é "instável", o que não permite sua transferência para o Exterior, apesar da chegada a Omsk de um avião médico, fretado por uma ONG que espera levar o adversário de Putin à Alemanha.
Alexei Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, viajava de avião de Tomsk para Moscou quando passou mal. A aeronave teve que fazer um pouso de emergência em Omsk.
O opositor foi internado, em coma natural, colocado na UTI e conectado a um respirador artificial. Seus aliados afirmam acreditar que ele foi vítima de "envenenamento intencional", "com algo misturado ao seu chá".