A jornalista e correspondente internacional Tatiana Mantovani, baseada na Espanha, contou em entrevista ao programa Gaúcha+ como o país vem lidando com o recente aumento de casos de coronavírus. A Espanha já havia atingido um pico da doença e viu os casos dispararem novamente após o afrouxamento das regras de isolamento social.
Tatiana conta que a vida no país mudou bastante e que, agora, as campanhas de conscientização são voltadas ao público jovem, de 20 a 40 anos, grupo que mais circula, mesmo durante o isolamento social. O verão europeu também contribuiu para o aumento da circulação dos espanhóis:
— A Espanha é um país que vive muito na rua, tem muito convívio social, então, realmente, a quarentena foi muito complicada aqui. E no momento que as coisas foram abrindo, o pessoal se animou demais e agora a gente tá vendo o resultado. Quase 3 mil novos casos todos os dias.
Atingindo números que estavam estabilizados desde abril, a Espanha lançou uma nova campanha de isolamento social. As regras são uso de máscara e distância de pelo menos 1,5 metro. Para Tatiana, um costume que ainda não foi perdido por lá foi de visitas familiares e reuniões caseiras entre amigos, o que pode ter contribuído para um novo pico.
— Aqui é muito difícil ver alguém sem máscara. Essa questão aqui já foi superada — conta, sobre o novo hábito de proteção.
Agora, discotecas e casas noturnas fecharão por tempo indeterminado. Bares e restaurantes poderão funcionar apenas até 1h e o horário limite para receber clientes é meia-noite. Haverá restrições também para fumantes na rua, caso não haja distanciamento de dois metros.