O número de contágios por coronavírus voltou a subir na Europa, advertiu nesta quinta-feira (25) a Organização Mundial da Saúde (OMS), com um alerta para os riscos que uma segunda onda fora de controle da pandemia terá nos sistemas de saúde do continente.
— Na semana passada, a Europa registrou um aumento no número de casos semanais pela primeira vez em meses. Em 11 países, a transmissão acelerada levou a um ressurgimento muito significativo que, se não for controlado, levará ao limite de novo dos sistemas de saúde europeus — afirmou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em Copenhague.
De acordo com a OMS, a Europa está registrando diariamente quase 20 mil novos casos e 700 mortes por coronavírus.
Kluge destacou a reação rápida de países como Espanha, Polônia, Alemanha ou Israel ante o aumento de novos casos em "escolas, minas de carvão ou locais de produção de alimentos", nas últimas semanas.
— Quando apareceram novos casos, foram controlados graças a uma intervenção rápida e bem dirigida — elogiou o diretor.
Na terça-feira, por exemplo, a Alemanha determinou o retorno do confinamento de uma região na qual vivem 600 mil pessoas devido ao surgimento de um foco de infecções no maior matadouro da Europa.
A unidade europeia da OMS inclui 53 países e no conjunto do bloco a organização registra 2,5 milhões de casos de coronavírus até o momento.