Os Estados Unidos (EUA) registraram 776 óbitos por conta do coronavírus nas últimas 24 horas, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins divulgada neste domingo (10). Essas novas mortes, contadas entre as 21h30min (de Brasília) de sábado (9) e a mesma hora de domingo, elevam para 79.522 o número de falecimentos pela epidemia da covid-19 no país. O total de mortes divulgado neste domingo é o menor balanço diário desde março, já que os números variavam desde então entre 1 mil e 2 mil vítimas fatais.
A nação — mais atingida pela pandemia em termos de número de mortes — já confirmou um total de 1.329.072 registros de infectados, informou a universidade de Baltimore. Apesar da doença seguir avançando no território americano, inclusive atingindo assessores próximos ao presidente Donald Trump, dois conselheiros econômicos da Casa Branca defenderam neste domingo a necessidade de uma rápida reabertura econômica.
Os comentários do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e do assessor econômico da presidência, Larry Kudlow, acontecem apenas dois dias após o registro de um recorde de desemprego, com a perda de 20,5 milhões de postos de trabalho em abril e com os casos do coronavírus ainda aumentando em vários Estados.
Além disso, nos últimos dias, dois funcionários da "ala oeste", onde está localizado o Salão Oval — um militar a serviço do presidente e a porta-voz do vice-presidente Mike Pence — deram positivo para a COVID-19, apesar das rigorosas precauções de saúde tomadas pela Casa Branca.
O Instituto de Medidas e Avaliações em Saúde (IHME), que prepara projeções para o novo coronavírus, elevou esta semana sua previsão sobre o número de mortes que a pandemia causará nos Estados Unidos. Segundo sua estimativa, haverá 137 mil mortos a partir de 4 de agosto, número que responde a um aumento "explosivo" da mobilidade em vários estados, de acordo com o diretor do instituto, Christopher Murray.
A maioria dos Estados americanos começou, mesmo que provisoriamente, com a reabertura de empresas e negócios, o que implica inevitavelmente maior deslocamento e maior risco de contágio.