O embaixador Nestor Forster falou ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre a restrição à entrada nos Estados Unidos de passageiros vindos do Brasil. A medida foi antecipada e entrou em vigor nesta terça-feira (26).
— (O presidente Donald) Trump havia mencionado o assunto há cerca de duas semanas. A medida tem caráter exclusivamente de saúde pública. (...) Houve até um gesto de amizade por parte de Trump ao fazer a doação de mil ventiladores para o Brasil. Essa é uma medida temporária, feita pra mitigar os efeitos da pandemia — explicou.
Foster afirmou ainda que o Brasil possui uma relação "muito especial" com os Estados Unidos em razão, principalmente, da proximidade entre Trump e o presidente Jair Bolsonaro. O embaixador acredita que, também por esse motivo, o cenário é positivo para o Brasil pós-pandemia no que diz respeito a acordos e parcerias com os americanos.
— O fato de haver grande proximidade entre os chefes de Estado e o mesmo tipo de pensamento sobre liberdades individuais nos aproxima de forma profunda, proporcionando oportunidades únicas para o Brasil. (...) No mundo pós coronavírus haverá ainda mais o estímulo para o comércio.