Três ativistas da internet em Pequim estão desaparecidos, e acredita-se que tenham sido detidos pela polícia por manterem artigos online censurados sobre o novo coronavírus, segundo membros da família. Chen Mei, Cai Wei e sua namorada com o sobrenome Tang – que contribuíram para o projeto da plataforma de desenvolvimento de software GitHub – desapareceram em 19 de abril, de acordo com o irmão de Chen, Chen Kun.
O projeto conduzido por voluntários, chamado Terminus2049, preservou artigos que foram bloqueados ou removidos da mídia e da mídia social pela censura online da China.
O grupo mantinha artigos sobre o coronavírus publicados nos últimos meses, como narrativas pessoais de cidadãos de Wuhan e uma entrevista com Ai Fen, do Hospital Central da cidade, um dos primeiros a falar sobre o vírus.
Dois dos voluntários, Cai e Tang, foram acusados de perturbar a ordem pública e estão atualmente sob "vigilância residencial em um local designado", de acordo com um aviso da Polícia do Distrito de Chaoyang em Pequim, recebidos por suas famílias e ao qual a AFP teve acesso.
Chen Kun disse que ainda aguarda confirmação oficial da polícia de Chaoyang de que seu irmão mais novo de 26 anos foi detido.