Os Estados Unidos comprarão 75 milhões de barris de petróleo para sua reserva estratégica aproveitando a queda histórica de preços, anunciou o presidente Donald Trump nesta segunda-feira.
— Preenchemos nossa reserva estratégica de petróleo e pensamos em colocar até 75 milhões de barris nessa reserva — disse Trump, durante sua coletiva de imprensa diária sobre a pandemia de covid-19.
Os preços do petróleo despencaram nesta segunda-feira, com o barril de referência americano atingindo valor negativo, depois que investidores optaram por pagar para se desfazer da mercadoria, especialmente por causa da falta de capacidade de armazenagem do produto.
O presidente havia anunciado em 13 de março a sua intenção de preencher a Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, na sigla em inglês) até o limite. Em 17 de abril, a SPR continha 635 milhões de barris do seu atual limite autorizado de 713,5 milhões. Armazenado em um complexo de quatro locais subterrâneos ao longo das costas do Golfo do Texas e da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, a SPR tem uma capacidade total de armazenamento de 727 milhões de barris.
Esse petróleo é destinado ao uso em situações de emergência, como aconteceu na Guerra do Iraque de 1991 ou em 2005, após o furacão Katrina.