O estado de Nova York, epicentro da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos, teve o menor número de mortes em duas semanas, anunciou neste sábado (18) o governador Andrew Cuomo.
Nas últimas 24 horas, 540 pessoas morreram no Estado de 20 milhões de habitantes, segundo Cuomo, sugerindo que a queda no número de mortes poderia começar após o registro de um pico de novos casos.
Esse número é o mais baixo desde as 432 mortes registradas em 2 de abril, de acordo com informações do Covid Tracking Project. No dia seguinte, o estado teve uma taxa de 562 mortes, que seis dias depois atingiram o pico de 799.
Mas Cuomo, que estendeu as medidas de contenção até 15 de maio, alertou que essa aparente melhoria deve ser considerada com ressalvas. Cerca de 2 mil pessoas com sintomas da doença foram hospitalizadas nas últimas 24 horas, informou o governador em sua entrevista coletiva diária.
— Não estamos mais em um pico, mas ainda não estamos em uma boa posição — alertou, enquanto pedia o fim das divisões, depois de se envolver numa guerra verbal com o presidente republicano Donald Trump.
— Não é hora de fazer política — disse o democrata Cuomo — Como uma situação como essa rapidamente se agrava? Se você politiza emoções. Não podemos fazer isso — declarou, fazendo um apelo para "sair dessa".
Acompanhe a evolução dos casos no mundo por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins
Veja a evolução dos casos no país em site do Ministério da Saúde
Veja, no site da Secretaria Estadual da Saúde, a evolução dos casos no RS
Acompanhe também os dados atualizados em Porto Alegre, pela Secretaria Municipal da Saúde