O senador democrata Bernie Sanders, 78 anos, desistiu de concorrer à presidência dos EUA. Segundo a CNN, Sanders fez o anúncio em uma ligação para sua equipe de campanha nesta quarta-feira (8). Mais tarde, em uma transmissão online, ele disse:
— Hoje estou suspendendo minha campanha. Mas, mesmo que a campanha termine, a luta pela justiça continua — afirmou o senador.
A decisão veio após mais uma derrota, desta vez nas primárias de Wisconsin. Com isso, o caminho fica aberto para a nomeação de Joe Biden, ex-vice presidente do governo de Barak Obama, para disputar a eleição com o presidente Donald Trump em novembro.
Biden, por sua vez, pediu aos apoiadores de Sanders que se juntem à sua campanha:
"Eu sei que preciso ganhar seus votos. E sei que isso pode levar tempo. Mas eu quero que saibam que vejo vocês, ouço vocês e entendo a urgência deste momento. Espero que vocês se juntem a nós. Vocês são mais que bem-vindo: precisamos de vocês", postou ele no Twitter.
A campanha da eleição americana mudou com a pandemia de coronavírus. Os dois pré-candidatos cancelaram seus comícios e apostaram na interação digital. Sanders realizou o último evento público em 9 de março. Ele vinha se comunicando quase que exclusivamente por meio de transmissões ao vivo focadas na crise provocada pela disseminação da covid-19.
Sanders se define como um "socialista democrático" . Defende pautas mais progressistas e sua principal bandeira é a justiça social e igualdade econômica. Já Biden tem um perfil mais ponderado.